5 de mar. de 2008

Longa vida as FARC


Charge do portal da Tele Sur.

Sempre que escutamos a rotulagem das FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) pela mídia golpista de “terroristas” o desavisado deveria, antes de mais nada, pesquisar como elas surgiram. E as Farc é mais um agrupamento que surgiu pela interferência indevida dos EUA na defesa de seus interesses políticos e econômicos, na política interna de países, no caso a Colômbia. A história está repleta de exemplos assim.

Ou o incauto vai à caça da informação, ou ficara fazendo papel de papagaio de pirata, repetindo aquilo que os “formadores de opinião” repetem em coro.

A informação é um produto e é passado pela mídia corporativa, pela ótica de sua ideologia oligárquica. A construção de que as FARC são um grupo de terrorista, representa a construção de um caminho para sua eliminação utilizando todos os meios inimagináveis, ilegais e irracionais.

O caso da invasão Iraque pelos EUA, com relatórios falsos de armas de destruição em massa, é didático. Bem como paradigmático o assassinato de velhos, mulheres e crianças; tido apenas como um mero “efeito colateral”. A imprensa ocidental é complacente com esse tipo de interferência. Tudo sob o discurso da defesa dos “valores da democracia”.

Cá entre nós temos deformadores de opinião como Lasier Martins, chamando o MST e Via Campesina de “terroristas”, quando da destruição das estufas da Aracruz em Barra do Ribeiro.

Vejam que é impossível formar uma posição sobre qualquer assunto, sem nos debruçarmos em um computador e ler a exaustão os meios alternativos e que caminham “pari passu” com nossa ideologia.

A informação é um grande quebra-cabeça, um jogo de interesses que a imprensa disponibiliza aos pedaços, ou simplesmente omite, com objetivo da defesa de seus interesses corporativos.

A fidelidade canina aos fatos vai pro beleléu!

Existe um bom texto no portal Fazendo Média, que deve ser inteiramente lido.

Portal da Tele Sur.

Nenhum comentário: