2 de ago. de 2008

Sobre as FARC.


“E sobre as FARC e sua ligação com autoridades federais nada se comenta.
Procópio”

Caro Procópio...

Primeiramente, deve-se saber o que são as FARC, quando e como surgiram. As FARC surgiram por volta de 1964, na Colômbia após 16 anos de lutas de guerrilha contra o governo conservador, por não haver promovido reformas. Um grupo de 48 camponeses rebelados do povoado de povoado de Marquetália, fugiram para a selva e montanhas acuados por dezenas de milhares de soldados.

O isolamento deste grupo e a simpatia de camponeses fez com que as FARC se transformassem em um efetivo político armado de mais de 35.000 mil homens.

"as FARC são um exército do povo que se nutre da economia do país, que é o petróleo, o café, as esmeraldas, o gado, o algodão, a coca e a papoula. Assim as FARC cobram um imposto àqueles capitalistas que tenham mais de um milhão de dólares, independentemente da proveniência de seus capitais. Não perguntamos ao empresário das transportadoras se seus caminhões foram comprados com dinheiro do narcotráfico. As FARC não têm cultivos, não negociam com narcóticos, não vendem favores aos narcotraficantes. As FARC subsistem da economia do país, apesar da campanha encabeçada pelos EUA que tem por fim desacreditar-nos, mostrar-nos não como uma organização revolucionária, mas como narcotraficantes, agora narcoterroristas. Mas é normal que os EUA façam isso, pois são nossos inimigos e, portanto, fazem o que devem fazer".

Pois bem, seria estranho se guerrilheiros deste grupo político, tivessem mandado e-mails para Artur Virgílio ou José Agripino, ai sim poder-se-ia dizer que tem algo podre! Isso não quer dizer absolutamente nada. Talvez, tentassem querer resolver alguma coisa, ou intermediação...

Mas sabe como é; a direita sempre prefere o tema do fantasma do comunismo, de terroristas, de seqüestros, sem contar que nos anos da ditadura militar, seqüestraram torturaram e assassinaram cidadãos sob pretextos absurdos.

Mas eu realmente acho sobre esses "e-mails" é que o Lula e o Chaves estão formando uma aliança com as FARC para derrubar o BUSH! Não te parece viável esta hipótese?

Nenhum comentário: