2 de jun. de 2008

Kaigangs do Morro do Osso, Porto Alegre - Reportagem hipócrita na Zero Hora - Por Mentes Plurais 31/05/2008 às 22:11

Fazendo parte da campanha anti indígena promovida pela mídia no brasil, o jornal Zero Hora pública uma reportagem absurdamente mentirosa sobre a ocupação feita pelos Kaigangs ao Parque Ecológico Morro do Osso, em Porto Alegre, que vem a anos diminuindo devido a expansão de condomínios de luxo na capital.
A reportagem da contra capa deste domingo da Zero Hora, como quase todas as reportagens deste nojento jornal, está totalmente recheada de mentiras e hipocrisias. O título da reportagem é escandaloso: O Morro do Osso devastado. Dentro, mostra a foto do Morro do Osso e algumas casinhas dos Kaigangs, logo atrás as escabrosas mansões do Sétimo Céu que é vizinha de porta dos Kaigangs, estes que pelo jeito, são o maior perigo do Morro do Osso.


A verdade é que os kaigans salvaram o Morro do Osso. Qualquer um que tenha o mínimo de observação sabe que as mansões estavam comendo aquele morro, e que os condomínios de luxo estavam comendo a mata. Um vídeo feito pelo Nit (Núcleo de Antropologia das Sociedades Indígenas Tradicionais, da UFRGS), intitulado "Os cuiã vão na frente" mostra como ocorreu a ocupação do Morro do Osso.


Os Kaigangs sempre foram freqüentadores do Morro do Osso, de onde eles sempre tiraram os cipós e sementes para fazer o artesanato, e, historicamente, o local marca a memória dos mais velhos, pois era onde montavam o acampamento quando precisavam vir para Porto Alegre falar com as autoridades. Um belo dia, os Kaigangs vão ao morro do osso e encontram várias estacas no meio da mata, marcando futuros lotes, e placas com dizeres 'Rua A', Rua B', 'Rua C' e assim por diante. Logo perceberam do que se tratava: mais um avanço dos terríveis condomínios de luxo que avançam sobre tudo, devastando a natureza que lá se encontra. O vídeo prova com clareza o quanto estes fatos são reais, eliminando qualquer tentativa de negação das elites porto alegrenses.


Também são feitas filmagens sobre as técnicas de retirada dos cipós (um dos motivos que a imprensa e a secretaria do meio ambiente mais ataca os índios), mostrando as técnicas milenares de retirada dos cipós de um jeito sustentável, e também são gravadas falas com vários Kaigangs, explicitando a conexão deles com a natureza e o meio ambiente. A Reportagem chega ao cúmulo de afirmar que não há vestígios de ocupação indígena no local! Duh!


De onde vocês acham que veio o nome Morro do Osso??? É por que lá foram encontradas diversas tumbas cerimoniais indígenas! E tambem várias pedras e rochas do parque são consideradas sagradas e com poderes curativos pelos Kaigangs a muitas gerações.


Este laudo falacioso foi publicado por uma antropóloga comprada da UNB, escolhida por motivos obscuros, após o NIT da Ufrgs (um dos mais considerados núcleos de antropologia indígena no Brasil) ter se oferecido para fazer o laudo gratuitamente. O laudo desta mulher foi altamente criticado por antropólogos da região, e totalmente rechaçado pelo Núcleo, fato que Zero Hora esqueceu de contar, apenas disse que foi rechaçado pelos índios.


O que devasta o morro do osso são os Pitboys que vão lá com suas motos fazer cross no meio da mata e ameaça os indígenas, fato este que eu já presenciei! É a especulação imobiliária que cada vez mais come o morro do osso, e o teria comido muito mais se não fossem os Kaigangs terem feito esta ocupação. É o maldito bairro Sétimo Céu e sua população escrotamente rica, que mantêm casas geragens para 5 carros (quantos carros uma famílha precisa?).


Não são os Kaigangs, disso tenho certeza! Reservas indígenas são áreas importantíssimas de preservação ambiental, sendo sua defesa muito mais eficiente dos que as “reservas ambientais” defendidas pelo estado, seguindo o mito do “meio ambiente intocável”.


Estes “movimentos ambientalistas” citados pela Zero Hora que “lutam” lado a lado com a comunidade Sétimo Cêu (elite devastadora) para a retirada dos Kaigangs do Morro do Osso deveriam rever suas ações, e analisar até que ponto não estão jogando o jogo da elite!


Pô, Porto Alegre deve ser a única cidade do mundo onde os movimentos ambientalistas não estão lado a lado com as sociedades indígenas locais! Fora condomínios do Morro do Osso! Viva as comunidades indígenas!


Coletivo Mentes Plurais



=======================================



A foto acima em alta resolução, pode ser baixada aqui!



Como tudo em Zero Hora é baseado em interesses obscuros, não morreremos de surpresa em relação a mais este assunto: a ocupação do Morro do Osso pelos Índios Kaigangs. Até as pragas de gafanhotos sabem que o tablóide Zero Hora, famigerado jornaleco da Azenha, não se farta em mentir para atingir seus objetivos corporativos e de seus parceiros. E não será a preservação do morro e seu ecossistema o mote da reportagem.



Não interessa saber se o questionamento dos Kaigangs é pertinente ou não, mas sim a preservação daquele ecossistema dos brancos; estes sim são os que vêm destruindo a décadas o lugar e isto ZH, como sempre, esqueceu de informar.



Montei um quebra-cabeça com 35 fragmentos em alta resolução do Morro do Osso, com a ferramenta Google Earth. Morro que certamente algum parceiro da RBS ou ela própria está interessado em depredar devido ao seu potencial imobiliário. Mas, basta um pouco de persistência para verificar que as mulas que compram e acreditam neste jornaleco, são realmente mulas; quadrúpedes portanto, que pastam, mas não no Morro do Osso!
ZH baseia-se no fato de que grande parte de seus leitores acreditam no que está escrito no jornal, e não vão averiguar. E como boa deformadora de opinião que é, quando contestada, faz de conta que não é com ela.



A reportagem é medíocre e trata da a “invasão dos Kaigags de uma pequena parte do Morro do Osso (aproximadamente 1/64 da área), as “informações” são fragmentadas e preconceituosas: primeiramente o termo invasão ou seria ocupação?



Segundo o jornaleco, “de janeiro de 2006 até o mês de maio, as moradias indígenas aumentaram de 14 para 22.” Interessante! A especialista observou “o avanço do desmatamento ao redor das habitações e identificou uma recém- construída churrasqueira entre as árvores”. Certamente esta mesma especialista deve ter verificado a destruição da mata na região periférica ao parque, praticada pela etnia branca, ou isso não vem ao caso?





“Nos últimos anos, o ex-titular da SMAN Beto Moesh e o integrante da Associação dos Moradores do Sétimo Céu, Alfredo Fedrizzi já enfrentaram hostilidades no local...” Bem hostilidades? Beto Moesh, após ter segurado o braço de uma índia Kaigang, levou uma cadeirada e após mordeu-a no braço; estava armada a confusão.



Segundo Maria Carmen, as únicas casas no morro, são dos índios... Esqueceu de dizer que as invasões dos brancos, vão comendo o morro pelas beiradas, de baixo para cima. Lembrando que o morro começa na cota zero altimétrica do mesmo.
A página 37 da reportagem “Morro do Osso Devastado” mostra duas fotos da mesma pedra em épocas diferentes. Onde está localizada a pedra? A segunda foto, de dezembro de 2007 é verão, portanto, baixa umidade, sol forte, muito calor e ...os musgos secam, cara pálida! A primeira fotografia é de 2001, provavelmente inverno.



Lixo à céu aberto? Dona Maria Carmen, antes de falar de lixo espalhado por índios no Morro do Osso, deve dar uma passadinha na Correa Lima próximo à Claro Digital para ver o que é lixo à céu aberto. Informamos a Dona Maria Carmen que na Correa Lima não tem acampamento Kaigang, mas sim gente porca mesmo, e uma prefeitura incompetente. Lembramos, entretanto que se Dona Maria Carmen quiser visitar o lixão da Correa Lima, não venha em um veículo da RBS, pois os mesmos nunca respeitam os limites de velocidade exigidos pela campanha da própria , “correr é o fim”.



Resumindo essa matéria do jornaleco da Azenha , é mais um pega ratão, um enche lingüiça, para evitar falar do “escândalo da Máfia do Detran”, e de quebra formar opinião contra os interesses dos Kaigangs e a preservação do Morro do Osso.


Se você tiver alguma dúvida, baixe a foto de satélite do Morro do Osso em alta resolução e verifique a degradação provocada pelas mansões na periferia do morro, e compare com a área ocupada pelos Kaigangs. Não há como ser enganado.



RBS/ZH MENTEM!


A Carapuça

8 comentários:

Unknown disse...

Fundamental a pronta resposta do coletivo "Mentes Plurais" no "A Carapuça".
Em vão temos produzido pesquisas, documentos, vídeos, relatórios, visando informar as dinâmicas socioambientais Kaingang na Bacia do Lago Guaíba e sua compatibilidade com a preservação da natureza. Para os Kaingang, todas as florestas são importantes. Lamentam, dia a dia, que fragmentos florestais, campos, banhados, sejam suplantados por shopings, condominios, loteamentos de alta e baixa renda. Os Kaingang têm memória de que um dos mais antigos sítios de coleta de cipó em Porto Alegre, nas encostas do Morro Santana, hoje está sob o condomínio do Plano 100. Sua visão ecológica não perde o contexto das florestas e campos da Bacia do Guaíba, onde está assentada Porto Alegre - daí a importância de todo o mosaico, do conjunto. Ao contrário, as instituições governamentais, as elites e o Estado Brasileiro focam ilhas de suposta mais valia, édens onde o homem é visto como pecador, jardins da realeza. Estes últimos mantém seu olhar focado, interessado, reivindicando-se ecologistas, ferindo os princípios básicos desta ciência chamada Ecologia - o princípio das redes, das teias ecológicas! Este olhar interessado de elites, não foca o entorno degradado dos míseros 27ha do Parque Morro do Osso, não revela uma Zona Sul onde ruas e empreendimentos imobiliários não cessam de avançar sobre os fragmentos de ecossistemas de "menor valor". Para os Kaingang, somos esquizofrênicos. Não compreendem o que faz, aos nossos olhos, o Parque Morro do Osso um local mais ou menos importante do que a ampla várzea atravessada pela Av. Diário de Notícias onde está sendo levantada outra obra faraônica, ao lado do já faraônico Supermercado Big!! Ali, onde moram pequenas famílias de papeleiros, em vias de desterritorialização pelo avanço imobiliário, as edificações tem ares de "progresso" sobre uma "várzea" de menor valor. Metros à frente, no eden perdido, índios são ameaça à devastação... é bizarro. Eles, que defenderam a instalação de um condomínio de luxo em área do Parque ainda não efetivada, em meio à mata, livrando Porto Alegre de mais um golpe imobiliário, são hoje taxados de devastadores. Estejamos atentos!!!

Anônimo disse...

O quê voçes acham de os INDIOS serem jogados na beira das estradas em nosso estado??? O pobre só não é espulso das favelas porque o rico lá não quer morar!!!! A burguesia quando está no poder é isso, o pobre já era!! Perseguição total e ainda com a policia dando pau nos excluídos!!! A insegurança no estado é total!! roubos, assaltos , sequestros e etc.. é rotina e a mídia "amiga" calada!!! acobertando a bandidagem!!!! Aonde está a moral dessa elite guasca???

Menina de Tal disse...

Convite

Convido os autores do artigo acima para virem ao Parque Natural Morro do Osso e conversarmos pacificamente. Quero que nós possamos conhecer o outro lado da questão e diminuir esse aparente abismo que existe entre nós.

Concordo que a Zero Hora exagerou nas palavras pesadas, como "devastado", mas muitas informações corretas estão ali expostas, não há como negar. A vegetação, por exemplo, mudou, eu caminho lá e VEJO isso, dia após dia!

Liguem para o Parque e vamos sentar e conversar, pacificamente, nós só temos a crescer com isso. Prometo falar tanto quanto escutar. Venham com o mesmo espírito.

Fone do Parque: 3263.3769.
Maria Carmen
Gerente do Parque Natural Morro do Osso

Anônimo disse...

É importante notar, caro leitor, os métodos de convencimento usados tanto pela Zero Hora quanto pelos autores desta postagem: a mentira. Sendo que a primeira mente mesmo e todo mundo sabe, e os que se seguem se arvoram de donos da verdade e fora de todo o mal, mas eles mesmos usam da mentira e da enganação para tentar se justificar. Não vou analisar o texto inteiro, cheio de inverdades, mas apenas alguns pontos cruciais: o ex-secretário Beto Moesch não mordeu nem empurrou índia nenhuma, ele foi covardemente agredido a canos de ferro e pedaços de pau, mesmo depois de caído no chão. O fato foi testemunhado por pelo menos dez funcionários da SMAM e por uma representante dos Direitos Humanos do Estado, que negaram qualquer agressão por parte dele. Outra coisa dita é o maior absurdo que já ouvi: de que modo um Parque Natural Municipal, reconhecido pelo SNUC, com Conselho instituído, com administração, com estrutura, que está regulamentado em Lei Municipal e no Plano Diretor de Porto Alegre iria se tranformar num loteamento é um mistério insondável... Se não fosse o parque, aí sim, a sanha dos loteadores já teria transformado aquilo tudo em aprazíveis terrenos para os ricos e seus casarões. A verdade faz bem à saúde!

Anônimo disse...

Por favor senhores autores revelem a sua verdadeira faze para que possamos discutir antes que vocês novamente façam alusões totalmente mentirosas as pessoas que vivem nesse bairro! e escrotos são vocÊs que falam de um lugar sem muito menos o terem visitado!
Ninguém é escroto! Todos nós gostamos aqui da vida em conjunto com a natureza! Por favor literalmente coloquem um esparadrapo nas suas bocas até porque dos praticamente 80 apenas 30 são realmente milionários e mesmo os milionários não tem cinco carros e muito menos devastam a vegetação rica e exuberante que contorna o nosso bairro e que se junta a nós moradores! Acho e tenho quase certeza que esse comentário foi feito por um índio que come comida industrializada e desmata as árvores como está acontecendo ali no Parque Morro do Osso! Vocês autores plurais que tem de se enfiar dentro di uma pirâmida egípcia comendo barata com doce de leite podre e com um DVD de como ser uma pessoa que julga um lugar e outras pessoas sem mesmo conhecê-las! Eu costumo não julgar as pessoas pela sua aparência e nunca julguei os índios pela sua aparência até porque as famílias que compõem o que eu sou uma delas tem um lado indígena! Continuando eu julgo aqueles índios pelo caráter que já se revelou pelas suas declarações um caráter nem duvidoso mas sim altamente esclerosado e nem sei se existe caráter! aqueles ali não são indios são bonecos com uma fantasia indígena e até gostaria de criticar o seu figurinista que colocou índios olhando TV com coisas e objetos industrializados! Também gostaria de ressaltar que eles vivem num verdadeiro chiqueiro até porque também são porcos! Por favor! não existe índio que faz seqüestro! Seqüestraram Alfredo Fedrizzi meu vizinho e dono da agência Scala que não é poluidor e devastador coisa nenhuma até porque a sua residência belíssima está repleta de árvores! E qual o problema das pessoas terem dinheiro aposto que vossas senhorias autores plurais ou mentes plurais tanto faz! Se tivessem nascido em "berço de ouro", ou se tivessem conseguido muito dinheiro por alguma maneira que nem vocês iriam saber afinal nem foram visitar o Sétimo Céu... vocês iriam gastar esse dinheiro comprando casas ou fazendo alguma coisa que pelo caráter de vossas senhorias seria talvez devastando florestas! Por favor deixem de ficar falando baboseiras que ninguém é palhaço para ficar escutando coisas sem pé nem cabeça como os senhores estão dizendo!
POR FAVOR CALEM A BOCA! e começem a entrar no site da nossa Associação que cuida de todas as questões inclusive as ambientais ao contrário daqueles índios furados e industrializados a única diferença é que eles tem que apreender a viver com a industrialização! NÃO ESTAMOS NO SÉCULO XV(15) ESTAMOS NO SÉCULO XXI
www.amsc.org.br esse é o site da Associação!

Obs:Os índios já destruíram muitas árvores da reserva, e sem encontram num estado de limpeza que está criando mosquitos e doenças! E se vocês observarem na Rua Armando Barbedo ao lado do Mac Donalds estão índios na sinaleira mas oh meu deus não era para eles viverem na floresta! e outra coisa uma comunidade pode viver isolada da outra! Por favor estamos no século XXI! E eu não tenho culpa se o meu tataravô mandou matar os índios daqui!

Anônimo disse...

ESSES ÍNDIOS SÃO REALMENTE AMEBAS FLAGELADAS!
MAS MUITO BEM ORIENTADOS ATÉ PQ PELO O QUE ME FOI RELATADO COLOCARAM UM GRAVADOR(TENTARAM) QUANDO O SENHOR ALFREDO FEDRIZZI FOI RESGATADO PELOS POLICIAIS!
E OUTRA COISA QUEM FEZ AQUELE LOTEAMENTE FOI A FAMÍLIA MARTINS-MARTINEZ! AQUILO ERA UMA FAZENDA PRIVADA! SENHORES MENTES PLURAIS DESACULTURADAS PESQUISEM ANTES DE COLOCAR COMENTÁRIOS ESCABROSOS E MENTIROSOS QUE ATENTAM CONTRA AS PESSOAS QUE MORAM NO SÉTIMO CÉU!
AS QUE EU CONHEÇO(PESSOAS) NÃO TEM NADA A VER COM ESSE PERFIL CITADO!

Anônimo disse...

Só pode ser um "pseudo-intelectual", politicamente correto...ESTOU CANSADA DE HIPOCRISIA! Este discursinho...da burguesia, ricos, etc...Coitadinhos dos índios...Conheço bem este tipo...o tempo vai passar e tu tb se tornará um "burquesinho" ou um frustrado...Esses caras já não são mais índios...são mestiços em busca de uma oportunidade, ou seja, OPORTUNISTAS! A prefeitura tem q correr com essa cambada de lá...vão trabalhar! Já passaram 500 anos para eles assimilarem a civilização em que vivem! Façam como todos...trabalhem, aluguem uma casa, e vivam sem dependência do Estado! Parece os ciganos daqui da Europa...cambada de vagabundo oportunista!

Anônimo disse...

É tão fácil sair dizendo que o capitalismo é a culpa de tudo que está errado no mundo, inclusive o que for causado por regimes de esquerda.
É tão fácil sair dizendo que a RBS ZH representam os ricos e estão contra o povo e o meio ambiente.
Mas essa matéria está ridícula, além de não ter fundamentação alguma. Antes de postar algo tão sem fundamentos vão procurar se informar com pesquisadores ou estudiosos e não sair falando o que não sabem.
Kaigangs em Porto Alegre??? Quando que isso aconteceu???
Outras tribos viveram por aqui, mas essa NUNCA ESTEVE POR AQUI ANTES.
Esses caras aí no Morro só estão querendo se aproveitar da nossa atual legislação e, de fato, já conseguiram ganhar terras na zona sul do município.
Agora, triste é ver o meio ambiente ser destruído e comentários de uns que não tem mais o que fazer e ficam tentando defender esses "pobres" indíos