12 de set. de 2007

Do Blog Palanque do Balcão...

MIGUEL E MANU: VAMOS TRABALHAR POR ESSA ALIANÇA?

11 09 2007

Depois de ter escrito que minha candidata à Prefeitura de Porto Alegre em 2008 seria a Manuela, acho mais sensato abraçar a causa do Jean Scharlau e do Carapuça. Do contrário, apesar dos pesares, de tantas denúncias que o RS Urgente, o próprio Carapuça, o Agente 65, o Buracos da Baltazar e o Buracos de POA têm apurado, infelizmente, acho que Fogaça vai ser bi. :”(

Pessimismo?! Medo?! Muito pelo contrário: estou pensando com meus botões e cheguei a algumas conclusões importantes:

Primeiro: a mídia golpista está mais a favor do Fumaça do que nunca, omitindo e minimizando problemas de sua gestão como nunca e supervalorizando uma quantidade ínfima de realizações voltadas para o bem comum com a maior desfaçatez. Nunca se viu isso no RS, nem mesmo na ditadura militar. Com o escabroso arrendamento da Usina do Gasômetro, um espaço público, artístico e plural, símbolo da Administração Popular agora desconstruído, assim como o fora o Largo da Epatur na comemoração da eleição do evaporante ex-senador em função da sede do PTB ficar exatamente ali, a RBS consegue, mais uma vez, levantar sua bandeira, aprumando a sua ponta para cravá-la e tomar posse da nossa capital;

Segundo: como a distribuição de renda gaúcha é a menos perversa, temos o maior percentual de classe média do país.

Terceiro: étnica e religiosamente, o RS é o estado mais reacionário, conservador e racista do país.

Os primeiros dois ítens comprovam não a midiatização da sociedade mas, sim, a midiOtização gaudéria. Aliás, um dos grandes pontos contra isso para ajudar a articularmos um pensamento de pauta única é a desconstrução sociológica que o Cristóvão Feil está fazendo da cultura gauchesca no seu Diário Gauche.

Conseqüentemente, se nós, blogueiros, não tivermos um papel preponderante pela união das esquerdas e pelo esclarecimento do nosso público em relação às mazelas das administrações Fumaça (como diz o Agente 65) e Azeda (como eu digo mas não publico pra não me incomodar; prefiro Narizinho, como dizem o Jean Scharlau e o próprio Agente) além de uma espécie de dossiê da RBS, não há a menor possibilidade de que o quadro ano que vem seja muito diferente da seguinte descrição:

- 1º TURNO: Fumaça, Manu e Rossetto - a RBS e a latifundiária e crente Record irão azucrinar dizendo que não houve nenhum conflito na administração Fumaça e que ele é um cara experiente e ponderado, que “uniu” a cidade. Manu aparecerá como a “namoradinha do RS” e como a “rainha dos ‘altinhos’” e representante da “juventude gaúcha”. Rossetto, por sua vez, será vinculado ao Governo Lula, ao MST e não haverá a menor possibilidade de alguém falar bem dele ou do PT na mídia gaúcha. Iriam para o 2º turno Fumaça e Manu. Aí, eles começariam a usar imagens de discursos dela com uma gurizada em volta, onde o Lasier Martins a compararia com algum populista barato, dizendo que falta o eleitorado “amadurecer”. Aos poucos, enquanto ela estiver pau a pau nas pesquisas com Fumaça, começa a exploração do PC do B - “ELA É COMUNISTA!”

É sempre bom lembrar que o apoio que o PT dará a ela será meio torto, fazendo cara feia. E que ela não terá espaço suficiente no 1º turno.

Provavelmente, os decadentes vociferantes e falsos esquerdistas do PDT estarão a seu lado, para garantir-lhe mais alguns minutos. Mesmo assim, só vai para o 2º turno.

Então, é fundamental que trabalhemos para que ela (que seria minha candidata a prefeita caso o vice fosse do PT) convença o seu partido a compor novamente a Frente Popular. Ela mesma precisa ter só mais quatro anos de paciência para atingir sua ambição do momento, que é encabeçar a chapa rumo ao Paço Municipal.

Prefiro ela como vice de alguém do PT, pois deveria haver unidade da esquerda. Apesar do PDT ser o que é e de ter ciúme do PT, toda a esquerda precisará do PDT, de uma forma ou de outra. O Beto Albuquerque, com ou sem os defeitos que o Cristóvão detectou nele, é uma liderança importante, pois ele mesmo sabe que não tem a menor condição nas pesquisas. Como liderança do Governo Lula, cabe a ele trabalhar nos bastidores para tornar a coesão das esquerdas uma realidade.

Então, o PT deveria, pela primeira vez na história, aceitar ter um candidato a prefeito com uma vice de outro partido, assumindo o compromisso de ser vice dela daqui a quatro anos. O partido está muito queimado para aparecer como protagonista. Então, deveria aprender um pouquinho de marketing político uma vez na vida para que as lideranças façam trégua na sua eterna disputa por vaidade e por ambição e ordene que a militância faça a campanha.

A função dos políticos, dos funcionários e dos líderes classistas filiados deverá ser tão-somente de dar apoio e costurar alianças, sem vociferar e sem criticar outras correntes. Deve prestar assessoria ao PC do B, que não soube se defender nem do Feijó no debate com a Jussara Cony (’pergunto à candidata do PARTIDO COMUNISTA…’).

Mas que tudo o mais fique nas mãos da militância do PT, na gurizada que ama a Manuela e nos pedetistas e pessebistas, que têm maior penetração junto ao eleitor mais velho.

~oO0Oo~

As Sete Pragas do Egito, um drama bíblico escrito muito antes de serem conhecidos os resultados da administração Fogaça e Eliseu Santos ( "aquele que caiu do céu") são fixinha! Porto Alegre tira de letra, está muito pior.

Caso não existisse um jornaleco chamado de Zero Hora, panfleto de cunho político-partidário, dissimulado, e um povinho (54%) que só falta ir à mesa de quatro, pois pasto já faz parte da dieta, resultaria a lógica: pau no Fogaça!

Não culpo somente ZH, há uma incapacidade dos partidos da esquerda entenderem como funciona esta coisa chamada "comunicação": pra que serve, e se bem gerenciada, não morde.

Alguns ítens relevantes :

NUNCA VIRAR ÀS COSTAS a um editorialista e formador de opinião da RBS: são cobra criada;

NUNCA MENOSPREZAR os formanores de opinião de outros meios de comunicação, o Correio do Povo promete;

NUNCA FICAR DE QUATRO perante essa gentalha;

NUNCA jantar à luz de velas com o Sr.Nelson Sirotsky, quando menos se espers, crau!!!!!!!;

ELIMINAR a banda podre do PT.

NÃO IMAGINAR que só o PT tenha banda podre: considerar também o PSOL, PSB, PC do B...

NUNCA desconsiderar o PDT!

O PT não fez o dever de casa.

O PT não fez o dever de casa.

O PT não fez o dever de casa.

O PT não fez o dever de casa.

O PT não fez o dever de casa.

O PT não fez o dever de casa.

Um comentário:

Claudinha disse...

Grande post, Carapuça!!!!
E cuidado com o Sirotsky!!!!!