4 de set. de 2007

6ª Bienal do Mercosul sem nenhum artista gaúcho!


Não é curioso que a 6ª Bienal do Mercosul, não tenha NENHUM artista do Rio Grande do Sul ? (http://www.bienalmercosul.art.br/ )

Resultou que os artistas locais mobilizaram-se em movimentos paralelos.

São dois:

ESSA POA É BOA (http://www.essapoaeboa.com.br/ )


Porto Alegre é um dos grandes centros difusores da produção contemporânea de artes plásticas no país. Porém, persiste uma dificuldade de acesso, do grande público, aos eventos artísticos que ocorrem em instituições tradicionais como: museus, galerias e espaços culturais institucionalizados. A partir destes dados, identificamos a necessidade da realização de um movimento que se caracterize não apenas pela excelência das obras expostas, mas também, que proponha ao público um convívio prolongado com os processos de criação das obras, permitindo a todos uma participação ativa no processo.

A cidade, local em que todos nós convivemos, é a nossa meta: conservação, revitalização e permanência deve ser o resultado de ações coletivas, também dos artistas que, devido as suas características próprias, podem ajudar a promover melhorias através da arte. ESSA POA É BOA tem o objetivo de destacar a ação dos artistas, empresários, intelectuais e da comunidade por uma cidade mais humana, mais qualificada e com maior consciência. Por isso a ênfase no título: "essa Porto Alegre que enquanto habitantes desejamos será o resultado desta ação coletiva e pró ativa; logo, Essa POA é boa".

ESSA POA É BOA é um projeto que almeja tornar visível a diversidade da produção plástica gaúcha, promovendo uma atuação pública de caráter integrador, permitindo o acesso livre às manifestações artísticas.

Ação interna
12 projetos âncoras em exposição na antiga fábrica do DC

Ação externa
12 projetos âncoras de arte urbana
Bairro Navegantes
Inauguração em Janeiro de 2008 e encerramento em dezembro de 2008.


Focos de Ação:

1º - Exposição na antiga fábrica Renner: mostra da produção contemporânea local de doze projetos-âncoras, envolvendo 180 artistas participantes do movimento Essa Poa é Boa (ago/set/out/nov/dez-2007)

2º - Ateliê Coletivo na antiga fábrica Renner: oficinas coordenadas pelos participantes da mostra, que, junto com a comunidade, executarão o projeto preliminar de 12 obras urbanas permanentes (painéis, esculturas etc.), que serão inauguradas a partir de 2008, em pontos estratégicos do bairro Navegantes (ago/set/out/nov/dez-2007)

3º - Ação Educativa I: apresentação dos projetos âncoras e temas afins, através de palestras realizadas pelos artistas, com mediação dos curadores do projeto no auditório da Livraria Cultura, StudioClio e Oficina Cênica de Artes (OCA/DC) e interlocução transdisciplinar sobre os eixos temáticos relacionados aos projetos (2007/2008)

4º - Ação Educativa II: planejamento de transporte gratuito mediante agendamento para as escolas do bairro Navegantes, assim como atividades no ateliê coletivo com arte-educadores, artistas e professores das escolas da comunidade (ago/set/out/nov/dez-2007)

5º - Ação Educativa III: interação do público em geral com os projetos apresentados pelo movimento Essa Poa é Boa, assim como com os eventos em artes visuais que estarão ocorrendo no mesmo período (Bienal do Mercosul e Bienal B) através do centro de ação educativa informatizada, que ocupará o espaço de recepção da antiga fábrica Renner.

6º - Divulgação: site permanente e publicação do diário de bordo com fotos, textos e registros de todas as atividades realizadas durante o evento (2007/2008)

7º - Homenagem aos mestres: galeria localizada no espaço do evento da antiga fábrica Renner, como referência aos mestres que fazem parte da história da arte no sul do país e que possibilitaram com suas obras e ensinamentos a riqueza artística e cultural de Porto Alegre (ago/set/out/nov/dez/2007)

8º - Arte Urbana: inauguração de 12 obras públicas no bairro Navegantes/agenda de inauguração mensal/12 projetos âncoras (2008)

9º - Projeto Ambiental: instalação arbórea na zona norte com o apoio do empresariado local e da Prefeitura Municipal de Porto Alegre – Projeto de Revitalização do 4º Distrito

10º - Filme: registro do movimento Essa Poa é Boa, edição 2007/2008-Navegantes, realização Produtora Zeppelin (2007/2008)

Bienal B (http://www.bienalb.org/ )

A Bienal B é uma organização informal de manifestações artísticas independentes e paralelas à Bienal do Mercosul 2007.

Cabe frisar que a Bienal B não é um contraponto à Bienal do Mercosul, é um projeto para somar, para ampliar as reflexões que estarão sendo feitas para mais público, dando visibilidade para mais artistas. Não é concorrente, mas simpática a todas e quaisquer outras propostas paralelas à Bienal. A participação em nosso projeto não exclui a participação em qualquer outro projeto paralelo à Bienal do Mercosul.

A Bienal B pretende apenas ser um mecanismo de movimentação artística a endossar a atmosfera artística que uma Bienal do Mercosul propicia, promovendo a ampliação das articulações entre arte e sistema das artes e o público.

Para enfatizar o diálogo e para quem não se ligou, lembramos que a Bienal B,sem deixar de reconhecer e agradecer seus parceiros e apoiadores, é um movimento desvinculado de qualquer instituição de ensino, de qualquer associação ou partido, representando exclusivamente artistas e idealistas, cujas as ações e iniciativas independentes provêm dos mais diversos segmentos do cenário artístico local.

Nenhum comentário: