10 de jul. de 2008

COMO O POVO "MAIS POLITIZADO DO BRASIL" TRATA SEUS ÍNDIOS!


No dia primeiro de julho de 2008, comunidade Mbya Guarani foi despejada pela Brigada Militar de um acampamento situado à beira da Estrada do Conde, município de Eldorado do Sul, próximo à cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Policiais da Brigada Militar (Polícia Estadual do RS), acompanhados do Oficial de Justiça Bruce Medeiros, efetivaram o desalojo no dia primeiro de julho de 2008. Por ocasião do Mandado de Reintegração de Posse (Processo 165/1.08.0001027-9), ajuizado pela FEPAGRO - Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária, e deferido pela Juíza Luciane Di Domenico, do Poder Judiciário do Estado da Comarca de Eldorado do Sul, RS.

A situação é grave, uma vez que o acampamento Guarani estava fora da área indicada no mandado, ou seja, FORA da propriedade da FEPAGRO, o que claramente invalida a própria ação judicial. Os Policiais Militares, junto aos funcionários da FEPAGRO recolheram os artesanatos e destruíram a faconadas as estruturas das habitações Guarani, sem a autorização ou presença da FUNAI ou da Polícia Federal, os únicos órgãos com competência para tratar da questão indígena, segundo o artigo 231 da Constituição Federal.

Ao solicitar a presença dessas instituições, o líder guarani Santiago Franco não foi respeitado e, devido sua insistência, foi algemado e arrastado à força para uma viatura da Polícia, deixando desamparados as mulheres e crianças de sua família. Por toda a bacia hidrográfica do lago Guaíba (onde se encontram diversas cidades, entre elas, Porto Alegre e Guaíba) está repleta de indícios de ocupação Guarani, algumas com alguns milhares de anos, outras que existiram até início da década de 1920. Em um estudo arqueológico da década de 1975, o arqueólogo Sérgio Leite aponta para a existência de um sítio arqueológico na área da FEPAGRO.

Segundo o próprio cacique Santiago, "meus antepassados moraram aqui, temos prova de que essa terra é Guarani". Texto da Comissão de Apoio sobre a expulsão da Comunidade Guarani de Eldorado-RS:http://midiaindependente.org/pt/green/2008/07/424007.shtmlExpulsão da Comunidade Guarani de Eldorado-RS:http://midiaindependente.org/pt/green/2008/07/424022.shtml«



====================


O RS elegeu uma governadora desequilibrada; portanto nada melhor para comandar a Brigada Militar do que um desequilibrado comandante! Este é o resultado lamentável de como nós tratamos nossos índios. Sim, pois nós elegemos essa bruxa! Nós permitimos que ela fosse eleita. Tenho vergonha do que acabo de assistir.

O estado deveria ser denunciado a organismos internacionais.

Nenhum comentário: