1 de jul. de 2008

O que a Nova Corja fez para irritar a velha corja!

Políbio Braga segundo Andy Warhol

Esse é o artigo no A Nova Corja, que irritou Políbio Praga, digo Braga.

Mensalinho gaúcho? Junta os pontos e vai22:07 25/06/08 Rodrigo Alvares


Eu acho interessante que todos percam tempo culpando a Zero Hora pelo abafa geral na crise desgovernada, mas não escrevem nada sobre outros veículos de comunicação muito, mas muito influentes no Bovinão. Como temos leitores ciosos da falcatrua que comanda a vala no Bovinão, claro que alguns de nossos contatos não se medram em enviar algumas dicas sobre como a arquitetura Cezar Bu$$atto de alian$as políticas funciona atualmente no Rio Grande do Sul.


Sabem aquela história devidamente sepultada sobre o esquema de mensalinhos que os jornalistas gaúchos receberiam para que não criticassem os governos?
Pois bem. Saiba que tu, eleitor bovino, patrocina a conivência desses colunistas com a falência do Estado. Como? Simples: em boa parte, as estatais pagam para que seus banners apareçam nestes blogs. Existe até um padrão de quais e as respectivas hierarquias delas dentro dos sites.


Resumindo: o governo - seja ele de qualquer partido - paga preventivamente a esses jornalistas, que conhecem todas as falcatruas, para que fiquem quietos e não publiquem nada que possa comprometer o governo porque, tu sabe, eles têm milhões de leitores que não precisam se informar através da RBS e do Correio do Povo.

Parte do e-mail enviado:

“Assunto: Mídia chantagista
Segue um textinho bem ruim que eu montei, só pra dar uma noção da história.
O que leva anunciantes como Prefeitura de Porto Alegre, Banrisul, ATP, Assembléia Legislativa, BRDE, Cremers ou Simers a comprar mídia em sites sem expressão, tais quais os de Políbio Braga, Gilberto Simões Pires, Ricardo Orlandini, Felipe Vieira, José Previdi, Diego Casagrande, Rogério Mendelski ou Bibo Nunes? Certamente não é a repercussão ou os preços camaradas.

Existe quase que uma máfia dos “jornalistas de opinião”, que pressiona esses órgãos e entidades a anunciar. Se um deles ousar comprar espaço em apenas um site, corre o risco de ver seu nome na lama pelos demais. Qualquer gerente de marketing sabe disso e tenta não correr o risco.

Não se sabe se a lenda de que os tais jornalistas vão se dedicar a esculhambar a vida de seus não-anunciantes procede ou se foi plantada por alguma agência de publicidade querendo levar o seu… Se o caso fosse este, eu chutaria a Plenna, que atende a contas como Cremers, Prefeitura de Canoas, TVI – leia-se Bibo Nunes – e Band – lembre de Felipe Vieira – e adora disputar uma licitação de órgão público.
Claro que anunciar não garante que os caras falem bem, só que não falem mal.

Mas muitos são “pró-ativos” e gostam de sair em defesa de seus patrocinadores (o que acaba pegando mais mal do que bem, mas eles são muito burros). Há uma ameaça velada desses “formadores de opinião” contra os órgãos que anunciam. Portanto, eles se previnem de campanhas difamatórias, porque seus públicos de interesse lêem esses infelizes (médicos, acionistas, gente velha em geral).

A questão é, se os “jornalistas” realmente ameaçam é porque sabem de falcatrua desses órgãos, mas ficam quietinhos, calados pelo valor do anúncio…"

Um comentário:

Anônimo disse...

PORTO ALEGRE PORQUE ME ABANDONASTE? ALGUEM SABE PORQUE A PROCURADORIA DA PREFEITURA SO ENROLA A GENTE. ALGUEM TRABALHA LA OU SO FAZ DE CONTA