7 de fev. de 2007

O Velho Aurélio tinha razão


Na campanha eleitoral para a prefeitura de Porto Alegre em 2004, o então candidato José Fogaça falava em "mudar o que está ruim e continuar com o que é bom para a cidade”... Passados dois anos, percebo que a afirmação não era mais do que uma empulhação contra os eleitores, que pediram para ser enganados. O ex-senador deve dedicar-se mais a compor músicas natalinas. Ganha a cidade de Porto Alegre!


No dia 15 de Novembro de 2006, um dia em que as portas do inferno abriram-se sobre a cidade, resolvi dar um giro e percorri a mesma rota do dia 31/12/2004; último dia da administração do “ partido que mais roubou no Brasil” ; o PT. Desci o morro Sta Tereza via Vila Cruzeiro e fui em direção à Zona Sul, Ipanema via orla. Voltei pela Perimetral ( a III) até o Aeroporto. Do Aeroporto, via BR116 procurei o primeiro viaduto de retorno e voltei pelo outro lado do trem metropolitano. Passei pela Vila Humaitá, parei na praça do mesmo nome. Depois na Vila Farrapos. Daí, desci a "Volunta" até a Rodoviária. Subi a Independência, contornei o Parcão e finalmente a av. Ipiranga, Érico Veríssimo, José de Alencar e Correa Lima. Pronto... Estou em casa.


Moral da história:...Constatei o que até os quadrúpedes ruminantes podem facilmente constatar: Porto Alegre está a cara de José Fogaça e Eliseu Santos. Que prefeiturinha mentirosa essa! Que gente mentirosa. A cidade está SUJA, o asfalto esburacado, o Dilúvio assoreado (agora em obras a paço de ameba) com taludes desmoronando, sinaleiras estragadas, lâmpadas acesas em linhas inteiras, crianças brotando dos bueiros nas esquinas, moradores de rua completamente desassistidos...


Alguém perguntaria: e as obras da nova prefeitura "a cara da cidade"? As grandes obras são as do PT que não soube usar os dividendos. Esta semana a articulista política de Zero Hora (o jornal que atribui sua nota no próprio nome, segundo o chargista Santiago) Rosane de Oliveira, uma “çumidade” da política local, divulgou a primeira grande obra da atual administração: os Portais da Cidade...


Outra peça com "a cara da cidade" foi o Porto Alegre EM CENA! Luciano Alabrarse se superou. Os espetáculos foram para uma minoria (inclusão social em teatro, nem pensar), e a escolha das peças? Voltou a famosa e internacionalmente conhecida panelinha. A “nova cara da cidade” não gosta de nordestinos, e primou pelo isolamento de grupos locais.


Nem vou comentar as questões obscuras como corrupção no gabinete do Alcaide, licitações canceladas pelo Ministério Público, a do lixo, por exemplo, e a desarticulação do Orçamento Participativo! Mas eu não deveria ser tão radical assim! Não posso dizer que não há inclusão social nesta administração. Há, mas com a nova cara da cidade que é a cara de Fogaça e Eliseu Santos. Inclusão de personalidades da nova prefeitura nas colunas sociais desses jornalecos que infectam nossas bancas todos os dias! E o Plano Diretor? Está sendo submetido à seções intensivas de botox...com fiscais fazendo ouvido de mercador. A “prefeitura com a cara da cidade” inaugurou uma nova metodologia contra os moradores da orla do Lago Guaíba: a “exclusão cidadã”; que consiste em se fazer de cega quando algum morador do tipo “pessoa de bem” constrói uma obra junto a orla e interrompe o passeio de moradores pelas margens do Guaíba. A culpa é da Justiça! Acredite, pelas palavras o Secretário Beto Moesh (também conhecido como o mordedor de índias), e provocando espanto nos participantes do programa Conversas Cruzadas (menos, é claro, em Lasier Martins). Mas o maior espanto, não é este, é o conselho do Plano Diretor, onde 2/3 dos participantes são representantes do ramo imobiliário e nem com lupa podem ser encontrado algum integrante do IAB.


O Alcaide de Porto Alegre declarou no final de 2006 que levaram dois anos para arrumar a casa (de tão desarrumada que estava) e agora vão governar para fora! Mas que eficiência, heim? Essas pecinhas que ocupam o Paso Municipal declaram toda sorte de leviandades: o culpado das enchentes é a chuva, do lixo nas esquinas são os papeleiros e a população, o entulho no dilúvio são os porto-alegrenses (e é bom que se diga, eleitores seus), as lâmpadas apagadas a culpa é do roubo de fios e das constantes quedas de luz, obviamente. Seguindo a linha, a completa e total falta de segurança (coisa que o Alcaide prometeu, mesmo sendo assunto que não lhe diga respeito) provavelmente é culpa do Lula; Rigotto, que Rigotto? Germano Rigotto é uma santa alma que saiu incólume após quatro anos de um desastrado governo; e ao que parece assistiremos ao mesmo filme nos próximos quatro e penosos anos da Miss Pescoço!


Mas o que me indigna mais não é essa gentalha que está ocupando o Paço Municipal, provisoriamente eu espero, mas é o povinho que o elegeu democraticamente. Um bando de imbecis que acreditam nesta mídia “calunista”, parcial, comprometida com seus interesses corporativos; e pior do que isso, incapaz de discernir os avanços que Porto Alegre teve durante a gestão da Frente Popular, e no buraco que a administração atual está nos colocando.
Eu espero que parte da população volte a raciocinar minimamente com seu próprio cérebro, e não com o de certos articulistas da mídia local e do "oráculo robótico" que estão mais interessados na manutenção de suas vantagens do que o bem comum. Caso contrário saberemos a real finalidade dos Portais da Cidade muito antes do término da atual administração... Uma saída de emergência para os porto-alegrenses fugirem de um governo que se diz a "cara da cidade".

Se Porto Alegre é demais, então tchau FOGAÇA!!!
*E por falar em Fogaça, o Velho Aurélio tinha razão...



Nenhum comentário: