19 de fev. de 2007

Garibaldi, tchó!

Que de Uvas se engrinalde
Teu solo, amado torrão,
Fazendo Garibaldi
A terra da Promissão.

Coro do Hino às Uvas, de Affonso Aurélio Porto

3 comentários:

Anônimo disse...

Poste ai mais imagens dessa terra...........

Na Periferia do Império disse...

Prezados Carapuceiros...

Antes de tudo...gostei do blog. Acaso o nome tem relação com o Padre Lopes Gama, autor de "O carapuceiro"?

Aproveito para convidá-los a conhecer o Blog "Na Periferia do Império".

http://www.naperiferiadoimperio.blogspot.com


Caso vocês achem interessante, podemos trocar links divulgando os blogs.

Um abraço a todos

Láldert

http://www.naperiferiadoimperio.blogspot.com

A CARAPUÇA disse...

Por que A Carapuça?

Nos anos que antecederam ao golpe militar de 1964 surgiu no município de Garibaldi, um jornal de cunho "subversivo" editado clandestinamente por um grupo de pessoas. Era distribuído sob a porta das residências, na rodoviária, clubes, armazéns, restaurantes e em especial no "Café Luna Park", tradicional ponto de encontro da cidade e de discussões políticas. Acusava nominalmente, na forma de versos, pessoas da cidade. Infelizmente os originais foram extraviados no tempo.

Com o golpe militar, houveram prisões de alguns e outros foram desarticulados. Em 1964, meu pai, René Maffazzioli, cidadão e Dentista no município de Garibaldi, foi transferido pela Secretaria da Saúde para o município de Júlio de Castilhos onde moramos exatamente um ano.

O nome A Carapuça é dado em homenagem e respeito àqueles que lutaram e também aos que continuam lutando por um ideal, e que de certa maneira hoje sigo as mesmas "pegadas".

Se hoje temos democracia "política" no Brasil, muito devemos aqueles que tombaram assassinados covardemente nos porões da ditadura militar. Um longo caminho ainda deve ser percorrido, para que essa democracia caminhe para a dignidade de nossos cidadãos, com justiça social. A história não deve ser esquecida jamais!

Cássio