5 de jul. de 2007

Xôooooo...... ARACRUZ!


A ADUFRGS (Associação dos docentes da UFRGS) publica uma revista de nome ADVERSO. O número 147 de Maio de 2007 tem um artigo excelente sobre a Monocultura do Eucalipto( de Clarissa Pont).(http://www.adufrgs.org.br)


Ressalto algumas passagens:

“O eucalipto é uma planta de vida curta, derrubada a cada sete ou oito anos e transformada em celulosa, não é para ser observada como uma árvore, porque não tem uma infância, uma adolescência, uma maturidade e uma velhice. O eucalipto é um investimento financeiro que não tem nada a ver com arvores”, afirma. ( Eng. Agrônomo Sebastião Pinheiro)

Na entrevista com o Prof. Ludwig Buckup, várias afirmações preocupantes:

“No Espírito Santo, o retrato desse descalabro está nos out doors da Aracruz espalhados pelas estradas: “Nós trazemos o progresso. A FUNAI, os índios”. Isso é um desaforo. O Brasil deveria mandar essa gente embora, urgentemente.

“O Que está acontecendo no Rio Grande do Sul não é sustentabilidade, é a repetição de uma mesma história de exaustão dos recursos até as últimas reservas”

“Na região reservada para o plantio dos eucaliptos, nós temos o pampa há doze mil anos, nunca teve floresta ali.”

~o0O0o~

Não é difícil imaginar porque o poder econômico tenta infiltrar-se nas academias, como a ARACRUZ tentou, tenta e continuará tentando em relação à UFRGS.

Após a infiltração, começa comandar projetos e objetivos, diretamente ou $ubjetivamente, por meio de apoiadores, disseminados pelos departamentos de pesquisa, e assim por diante. Diante de um quadro como este, como poderia uma instituição de pesquisa questionar tal tema?

Como dizia minha vó: i soldi fa cantare anche i orbi (em dialeto )

O dinheiro faz cantar também os cegos!

A ARACRUZ constituiu uma corte de apoiadores. Em todas as rádios e jornais, e no governo do estado, o discurso é absolutamente o mesmo. Ou somos idiotas, exatamente por sermos contra essa insanidade que é plantar eucalipto sobre o pampa, atropelando o zoneamento ambiental, ou está rolando dinheiro aos borbotões aos apoiadores deste projeto econômico.

Pagaremos caro pela irresponsabilidade do governo da Rainha das Pantalhas!

Ahhhhhhhh que saudades do Lutz........

Nenhum comentário: