16 de abr. de 2007

Onde andará Vieirinha da Cunha?


Yeda inaugura no RS, um novo jeito de criar crises e expor lorotas ecoadas pela mídia corporativa! A "melhor" secretaria desabou simplesmente ao ser pronunciado pelo ex-Secretário Bacci, as palavras mágicas: "banda podre". Tudo pode acontecer e foi tolerado pela imprensa, desde desrespeito a direitos fundamentais até a morte de pessoas de modo minimamente suspeito( e aqui não me interessa saber se são bandidos ou não - toda morte é uma tragédia). Agora, falar ou escrever sobre "banda podre" não pode.

Recomendamos leituras atentas dos endereços: http://www.pontodevista.jor.br//violencia/indice.htm, http://www.pontodevista.jor.br/violencia/101.htm e http://www.pontodevista.jor.br//violencia/100.htm.

Sempre é esclarecedor o silêncio da mídia amiga, que só levanta a voz quando seus compadres estão envolvidos ou quando o MST/Via Campesina invade alguma propriedade! Aí sim. Mas isso tudo não é novidade.

A novidade é o silêncio do oráculo especializado em Segurança Pública. Um verdadeiro "çábio"que çabe tudo de Çegurança Pública". O nosso sempre lembrado Vieira da Cunha! Onde andará Vieirinha e seu cabedal de conhecimento?

Vivemos os quatro anos do Governo Rigotto assistindo aos elogios e quadros alvissareiros sobre segurança. Surrealistas, é bom que se diga. Como é que, se tudo estava nos trilhos desde a auto-estima das polícias até a tal Escolinha Tiradentes, se a segurança atingiu este patético cenário de modo que Yeda teve que pedir penico ao Governo Federal? Logicamente líamos e assistíamos um cenário; enquanto na vida real, o pau comia solto!

Este Abismo repleto de seres abissais conspirou contra governo do PT ("partido que inventou a corrupção no Brasil") com Olívio Dutra e Bisol. A conclusão é a mais óbvia possível, a mídia criou os mitos, a população acreditou, votou pelos olhos da RBS e nos RALAMOS! Só que quando o PT era governo, a mídia corporativa agia de uma maneira, no Governo Rigotto agiu de outra.

Nestes 100 dias de um novo jeito de governar, as guerras intestinas voltassem a ser travadas, mas com uma novidade: nos microfones e diante das câmaras da RBS. Enio Bacci caiu em um programa na Rádio Gaúcha entrevistado pelo maior de nossos especialistas de democracia midiática. Ele, o único, o inigualável, o insuperável Lasier Martins. Não acredito que pelas "boas intenções" desta criatura.

Porém, há uma coisa obscura, uma diferença entre o comportamento dessa mídia (RBS) no governo Rigotto e neste governo que inicia agora. Acredito que Yeda não tenha liberado verbas publicitárias nescessárias e suficientes à RBS! Aquele favorzinho vindo dos céus!

Lembro de um programa Conversas Crusadas, em que insistentemente Lasier, um democrata sempre de plantão, perguntava para os debatedores sobre os cortes do orçamento do Estado, especialmente o da publicidade. Isto me chamou a atenção. Criar uma crise é extremamente fácil, basta abrir os bueiros e espalhar o mau cheiro da banda podre, que voltou a ser sentido pela população.

Agora se entende porque o Gabinete de Gestão Integrada, que foi criado pelo Governo Federal na época de Rigotto, aqui no estado nunca funcionou, os "intéresses" como diria Brizola; ao contrário do Paraná e Santa Catarina. Quem de nós não sabe dos benefícios da integração das polícias Civil e Militar? Quem de nós não sabe onde são os locais de maior roubo de automóveis? Quem de nós não sabe onde são os pontos de tráfico de drogas? Quem de nós não sabe onde são os pontos de maior violência ao cidadão? Quem de nós não sabe onde estão os bingos e caça níqueis? Porque, quando a sociedade clama pela legalização dos bingos, para gerar mais emprego e pagamento de impostos aparece alguém contra( já que sabemos que mesmo ilegalmente, vão continuar existindo)? Parece que a inteligência da polícia, ou não quer saber e está mais interessada em traçar o comportamento dos movimentos sociais, ou não há inteligência.

Por que uma das condições para o Del.Mallman, da PF foi justamente a reativação do Gabinete de Gestão Integrada?

Mas tudo isso são suposições minhas. O que realmente eu e parte da sociedade sul-mampitubense estamos aguardando é a manifestação deste Master Science em Segurança Pública; o Dep.Vieira da Cunha!

Um comentário:

Claudinha disse...

Ótima análise! Fiquemos de olho nessa história.