5 de abr. de 2007

Colônia Conde D’Eu, Freguesia de São Pedro e hoje Garibáldi!

Capela do convento dos Capuchinos
Passadas , A Arquitetura do Olhar: Mascates, tropeiros, religiosos, artesãos, ferreiros; italianos, franceses, sírio-libaneses... O florescimento do comércio em uma das principais estradas do sul do País, a Buarque de Macedo, fez com que o centro de Garibaldi se tornasse rico e luxuoso. Grandes casarões de alvenaria, em um total de trinta e quatro prédios, construídos nos meados de 1900, ornamentados com os mais delicados detalhes: flores, frutas, compoteiras, rostos e corpos, destacando-se as figuras femininas e infantis, fazem da caminhada no centro de Garibaldi uma mágica volta no tempo, a serenidade da infância. Dentre os prédios, destaca-se a Mansão Mazzini, que na década de 20 foi considerado um dos mais charmosos prédios do Rio Grande do Sul; a Prefeitura Municipal, hoje reformada; o Museu Municipal, que foi a antiga Societá Italiana di Mutuo Socorso Stella D'Itália, que preserva a história da cidade e do comércio local. Ressalta-se também a Igreja Matriz São Pedro , construída em estilo gótico e ornamentada com obras de diversos artistas anônimos, além de possuir um dos únicos Órgãos de Tubos no Rio Grande do Sul.

Rota dos Espumantes: De 1913 aos dias de hoje, Garibaldi vem construindo a história dos vinhos espumantes brasileiros. Em grandes empresas e cantinas familiares, o visitante poderá visitar e conhecer a história, elaboração, engarrafamento e aprender a degustar e apreciar esta nobre bebida. Também é possível apreciar a arte de elaborar e degustar destilados diversos, como conhaques e whiskies, sem esquecer dos licores, vinagres e sucos naturais. A Rota dos Espumantes reúne as sete principais empresas vinícolas de Garibaldi (Bacardi-Martini do Brasil /Divisão De Lantier Vinhos Finos - Champagnes Georges Aubert S/A - Cooperativa Vinícola Garibaldi Ltda. - Chandon do Brasil Vitivinicultura Ltda. - Estabelecimento Vinícola Armando Peterlongo S/A - Vinícola Courmayeur - Rossoni),. demonstrando o produto que tornou o nome de Garibaldi conhecido internacionalmente: o Champanha.

Estrada do Sabor: O verdadeiro sabor da gastronomia caseira, com cheirinho de pão saindo do forno e com o carinho da nossa infância é a maior qualidade deste novo roteiro pelo interior de Garibaldi, nas comunidades de São Jorge, Araripe e São Gabriel. Caminhar pelos vinhedos após um divertido passeio de trator, degustar bons vinhos, provar as delícias dos pães, geléias e licores caseiros produzidos através de agricultura ecológica, copas, salames, além das boas histórias dos “nonos” da região, trazem momentos de lazer e diversão aos visitantes. Destacam-se também os pequenos acervos familiares, os capitéis, capelas e grutas existentes no caminho, onde a humilde religiosidade dos primeiros imigrantes é vivida até os dias de hoje. Durante o verão, é possível também participar da colheita da uva e degustar esta fruta no próprio vinhedo, além de participar de piqueniques, trilhas e refeições com o gostinho de nostalgia e saudade.

Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Garibaldi


Nenhum comentário: