18 de abr. de 2007

Garibáldi - O Palacete Mazzini.


O prédio da família Mazzini, situada na Rua Júlio de Castilhos ao lado da Prefeitura Municipal é uma obra arquitetônica que reúne tradição, beleza e história em suas estruturas. Construída no ano de 1921, por Agostinho Mazzini, que projetou e construiu a obra como engenheiro e proprietário, a mansão é composta de um volume simples e imponente, no estilo Renascentista Italiano. Há uma profusão de elementos decorativos como a balaustrada nas sacadas, coruchéus, colunetas que sustentam as sacadas, dentículos que arrematam a cornija além da cúpula. No alto da fachada principal, encontra-se o brasão da família Mazzini, tradicional na história de Garibaldi.


É possível também visualizar a imagem de leões em cada coluna. Suas paredes apresentam pinturas em “stencil” muito coloridas, sendo destaque a pintura encontrada nas bordas do teto dos cômodos, a qual é feita em duas cores e imita um perfeito alto relevo. Conta-se que, em 1921, Mazzini constrói esta mansão para presentear sua filha caçula, Adelina Mazzini. Adiante, Adelina casa-se com seu primo Heitor, que foi prefeito de Garibaldi anos depois. Hoje, já falecida, deixou cláusulas testamentárias relativas a casa, entre elas a que proíbe a venda da casa durante seis gerações, bem como proíbe o uso da mesma para outros fins que não sejam residência ou museu.


Na década de 1940, parte da intendência municipal funcionou nesta casa, hoje fechada. No final do ano de 2001, esta casa foi tombada pelo município e já estão em andamento os trâmites necessários para a restauração da mesma e transformação em um museu de época. É muito importante para Garibaldi a conservação desta casa, pois esta encontra-se exatamente igual a sua época de construção, com seus móveis, quadros, livros e mapas, que retratam a mais pura e viva história do município.

Nenhum comentário: