16 de mar. de 2007

Que "curtura", heim?


Há uma excelente exposição fotográfica no MARGS. "O Brasil de Pierre Verger". É imperdível. São 350 fotografias p&b que retratam um Brasil africano, as religiões afro, a diversidade soteropolitana entre outros temas. (De 30 de janeiro até 1º de abril, de terças a domingos, das 10h às 19h, Pinacotecas, Salas Negras e Galeria Berta-Locatelli no MARGS)
Estarrecido fiquei, ao perceber que o sistema de ar condicionado do museu estava simplesmente desligado! Juro que perguntei, inocentemente, para um fiscal: por que uma exposição com aquele nível em um calor insuportável, colocando em risco a conservação das fotos? A resposta dada foi que era devido à ambientação do acervo, já que Verger, que era Francês, viveu em Salvador, Bahia. No momento aquela informação desceu-me quadrada! Engoli e tratei de apreciar a exposição.
Fiquei sabendo posteriormente que a Governadora, Rainha da Pantalhas, e huna (segundo Paulo Santana), Yeda Crusius, imbuída de seu mundialmente conhecido ”novo jeito de governar”, mandou desligar o sistema de ar condicionado do museu, para economizar energia! Meu Deus, que insensibilidade! Uma falta de responsabilidade com o acervo do MARGS só comparável à falta de cabelos do Vice-Governador!
Tecnicamente, podemos dizer que conservação de peças em museus, depende de um rigoroso controle de temperatura, umidade, luminosidade, vibrações mecânicas e em alguns casos até do controle de componentes no ar, para desacelerar a deterioração de certos materiais.
Yeda demonstra, com isso seu novo jeito de destruir museus, ou seja, mandou o Margs e seu acervo literalmente pro inferno! Envergonho-me em morar em um estado que se diz politizado e elege pessoas do tipo Yeda Crusius, que está se mostrando pior do que erva daninha! Ninguém merece isso!
Para saber mais de Pierre Verger : http://www.pierreverger.org/br/index.htm
Para saber mais sobre Yeda Crusius: não leia Zero Hora.

8 comentários:

Anônimo disse...

Olá, Cássio:
Até onde vai chegar nossa governadora com suas tesouras malucas? Não sei se é má vontade, incompetência ou falta de sensibilidade. Quem sabe um pouco de tudo.

Estou te lincando lá no Brisa do Sul. Fiquei feliz em ver meu blog lincado aqui.

Se for possível mande um foto sua em gif para o meu email regina.ramao@gmail.com para eu adicionar o amigo na galeria dos "Amigos do Blog".

Abraço e bom final de semana.

Regina

Claudinha disse...

Amigo, além da rainha das pantalhas, temos aquela animadora de torcidas na Secretaria de Cultura, uma forma de vingança por não ter conseguido extinguir esta pasta!
Em outras palavras... melhor não dizê-las...
Beijo!

Claudinha disse...

Peraí: onde conseguiste esta foto da pantalheira??? Só as fotos provenientes do Piratini podem ser publicadas!

Kayser disse...

O artista gráfico Edgar Vasques e sua família relataram o mesmo na inauguração da exposição "As Cidades Imaginadas de Érico Veríssimo". Nem os autores das obras aguentaram o calorão.

Aline Leão disse...

Eu estive nesse coquetel de As Cidades..morri de calor

Anônimo disse...

Saúde, educação e segurança pública, fazem parte do tripé que deveria funcionar completamente equilibrado. Mas se vê à décadas, que está capanga. ACHO QUE NUNCA IRÁ MUDAR. Se resolvem uma perna, estragam a outra. O bichinho ai da foto é que ñ irá resolver isso né.

Anônimo disse...

Não sei de onde surgiu esta lenda da politização do RS. Que eu lembre só teve um único soluço de politizãção quando da eleição do Olívio. Basta dar uma olhada na história. O PTB (pretensamente de esquerda), coligado com o PRP, ultradireita. A ARENA mandando e desmando no Estado por décadas. Sem esquecer nosso histórico de exportação de ditadores.

Anônimo disse...

Não podemos esquecer que o "nosso PT" de antigamente,lutador e bravo, no 1º mandato federal da sua história, LULA andou se aliando com ACM, SARNEY e andou apertando a mão do BUSH. No que historicamente se lutava contra, acabaram caindo em contradição. No final, tudo em política são alianças e interesses em prol de quem ????

Imaginem o bichinho da foto, para quem ela trabalha ??? para o povo é que não é..........