28 de nov. de 2010

"Nunca antes na história deste país"...



Se o governo Lula pecou no quesito comunicação, praticamente encerrando o mandato com Hélio Costa (ex-funcionário da Rede Globo) como ministro das Comunicações, a “suposta” entrevista dada aos blogueiros “sujos”, foi um ato de contrição!

No dia da entrevista todos aqueles que se interessam por política, assistiram ao vivo pela internet, os comentários que ocorriam simultaneamente ao “suposto” fato (?). Inclusive as editorias de política do PIG (Partido da Imprensa Golpista). 

Aquele momento não lhe pertencia ao PIG. “Nunca antes na  história deste  país” houve alguma coisa assim. Se este evento, tratado como “suposto” pelo O GLOBO, foi importante para os “blogueiros sujos”, o PIG assinou e carimbou transformando esta suposta entrevista em fato. Impossível o PIG não publicar transformando o ocorrido em um “não fato”. Se já era fato de  o PIG  responder a opiniões e questionamentos de blogs, hoje um grupo de "alucinados sujos" foram geradores do fato em si!

O PIG é pródigo em amplificar factóides. Assistimos este comportamento durante o processo eleitoral; factóides amplificados convenientemente pela mídia corporativa , boicotando de todas as maneiras o bom jornalismo, a prestação da informação e a fidelidade canina aos fatos (como define Mino Carta).

No dia seguinte a entrevista, vários jornais trataram sobre o assunto. A entrevista não atendeu aos interesses do PIG. Não rendeu exclusividade ou patrocínio, e provocou ciúmes e calafrios em vários editorialistas. Os blogs de direita e as mídias do PIG tentaram minimizar, ridicularizar e  desqualificar de todas as maneiras aquilo que foi um marco na questão da exposição dos blogs. Simples mortais entrevistaram um Presidente da República sem que este tivesse acesso previamente as perguntas. 

A Folha de São Paulo deu-se ao trabalho de vasculhar o blog do “Sr.Cloaca” encontrando 142 posts contra o rei da bolinha de papel, José Serra. 

Lembramos que, dias antes desta entrevista, o governo federal realizou  o Seminário Internacional Comunicações Eletrônicas e Convergência de Mídias, em Brasíl. Onde foram apresentados estudos da UNESCO sobre esse setor no Brasil.

“A criação de um órgão independente para regular o conteúdo da mídia eletrônica no país, além de retirar do Congresso a incumbência de aprovar as concessões de rádio e TV, são sugestões feitas ao Brasil pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Para a Unesco, a concessão pelo Congresso pode ser legal, mas “não atende aos padrões internacionais”. O advogado Toby Mendel, consultor internacional da Unesco, disse que “este sistema de licenciamento — por políticos – não existe em nenhum lugar do mundo”. [SUL21]

Assistir Lula dirigir-se ao William Barros, tratando-o por Sr.Cloaca, não tem preço. O Bolog do Sr Cloaca é o Cloaca News e trata do “jornalismo de esgoto”.  Durante a entrevista, Lula destacou que após um período para completar o desencarne do cargo, ele se tornará blogueiro e tuiteiro!

Aguardamos ansiosos.


Nenhum comentário: