29 de fev. de 2008

A população, que se lixe!


Na noite de abertura da Festa Nacional da Uva (quinta-feira), em Caxias do Sul, houve uma briga generalizada próxima ao Parque de Diversões do evento.

Uma pessoa acabou morrendo, esfaqueada, no local. No Jornal do Almoço do dia seguinte (lembrando que no dia anterior, um Jornal do Almoço foi apresentado direto dos pavilhões onde está acontecendo a festa), apenas uma nota, perdida no meio do jornal foi apresentada.

Nem o nome da vítima constou nesta nota. No RBS Notícias, então, mesmo no bloco local de Caxias do Sul, não houve sequer uma citação.

Isso fica claro devido à “verba” que a RBS ganhou da Festa da Uva, para ser um dos canais “oficiais” do evento. Tem inclusive chamadas, anúncios e spots em seus veículos de comunicação. Como no dia anterior, havia feito um convite ao evento, para as famílias da região participar, como iria desautorizá-lo (o evento) com uma notícia tão nefasta?

Algumas coisas que precisam ser vistas, pela segurança de quem visita a Festa da Uva: há uma revista para prevenir que pessoas más intencionadas entrem no local portando armas, como a faca usada no assassinato. E a segurança, diante de uma briga generalizada, será eficaz para proteger quem está visitando os pavilhões? Após o ocorrido, algo foi feito para melhorar a segurança no local?

São questões que deveriam ter sido levantadas por todos os veículos de comunicação, pelo bem do leitor e do “consumidor” da Festa da Uva. A RBS, pela sua abrangência poderia ter liderado este questionamento. Preferiu calar e encher seus cofres com dinheiro provindo da Festa da Uva (que paga pelo espaço que a RBS destina em sua programação de TV, rádio, jornais e internet).

Dinheiro este pago também pelo homem assassinado, que depositou R$ 8,00 para entrar nos pavilhões (preço do ingresso na festa). Isto se a imprensa realmente estivesse interessada em bem informar. Mas sabemos que não é assim que funciona.

Se a RBS tiver que esconder um cadáver para que não venha correr riscos em seus interesses comerciais, não temos dúvida nenhuma. Não se pode dizer que não deu a notícia, mas não era conveniente repercutir e nem tocar no assunto Segurança Pública, que já passou dos limites do bom senso.

O evento gera um importante fluxo de pessoas e é impossível não envolver os órgãos de Segurança Pública, com um déficit de mais de dez mil homens.

Esta é a responsabilidade social dos manuais da RBS e dos demais meios de comunicação social; todos são cúmplices do mau jornalismo e desinformação seletiva!

Assim age a imprensa, enquanto estiver sendo paga pra isso.

E assim agem a Pref. de Caxias do Sul e o Governo do Estado, fingindo que o assunto não é com eles.

Nenhum comentário: