17 de dez. de 2006

Por que A Carapuça?




Nos anos que antecederam ao golpe militar de 1964 surgiu no município de Garibaldi, um jornal de cunho "subversivo" editado por um grupo de pessoas e distribuído sob a porta das residências, na rodoviária, clubes, armazéns, restaurantes e em especial no "Café Luna Park", tradicional ponto de encontro da cidade. Acusava nominalmente, em forma de versos pessoas da cidade (os raposões). Infelizmente os originais foram extraviados no tempo. Chamava-se A Carapuça.

O nome é dado em homenagem e respeito àqueles que lutaram e também aos que continuam lutando por um ideal, e que de certa maneira hoje sigo as mesmas "pegadas".
Este blog é dedicado à utopia, aos amigos, às idéias e a crença de que no Rio Grande do Sul se pratica a pior imprensa do Brasil.

A história não deve ser esquecida jamais, ainda que alguns tentem colocá-la de baixo do tapete. Resistir e infernizar é preciso. A informação deve fluir...

Também acreditamos que, apesar de:

Lasier Martins, Diego Casagrande, Políbio Braga, Rogério Mandelski, Rosane de Oliveira, José Barrionuevo, Denis Rosenfield, Gilberto Simões Pires; apesar deles e outros tantos, amanhã há de ser outro dia.

[A foto acima é da máquina onde era digitado A Carapuça.]

Nenhum comentário: