24 de mar. de 2009

O jeitinho RBS de ser...

Charge de Eugênio Neves - A Ética Privada.


A TV Gaucha tem apresentado no jornal das 19:00 horas, um especial sobre os presídios do Estado . Este é um tema que tem sido debatido desde o Governo de Germano Rigotto, o meigo! As matérias não são mentirosas. São competentemente feitas, editadas e reproduzidas. É uma vergonha o Estado em que este desgoverno deixou que chegassem as prisões; verdadeiras escolas do crime. Até aí, todos concordamos.

A conveniência é o momento. Ontem à noite, assisti a uma destas reportagens e comentei com alguém sobre o que não estava dito ali! Desconfiança minha, é claro. Eu já havia assistido um Conversas Cruzadas sobre o assunto, vários outros programas em rádios e TVs do Grupo RBS, comentando sobre o mesmo tema.

Mas a RBS não dá ponto sem nó. E qual foi minha surpresa?

Hoje pela tarde, recebi uma ligação para sintonizar a rádio Gaucha, pois o tema estava sendo debatido no programa Sala de Redação. Bingo! Lá estava Paulo Santana dissecando o Presídio Central. Aí me mijei todo!

Não é necessário dizer que o Estado perdeu o controle daquele local. Também que é o pior presídio do Brasil. Isso, também estamos cansados de saber.

Por que então, a RBS resolveu destampar este bueiro só agora?

Em primeiro lugar, os escândalos do Governo Yeda Crusius, apoiado por sua claque de sanguessugas, são semanalmente expostos nas diversas revistas de circulação nacional. Personalidades carimbadas, tendo que explicar sobre processos de corrupção nos Tribunais Federais e pouco repercutidos pelo Grupo RBS e outros locais, quando não, ignorados.

Esta avalanche de tentativas de convencimento da população parece convergir de maneira orquestrada em uma só direção; o da privatização dos grandes presídios, que como se sabe, nas mãos da iniciativa privada, tudo funcionaria melhor. Mais eficiente, mais limpo, mais cheiroso, e é claro, com menor custo. A economia mundial, que o diga!

Melhor ainda, se quem ganhasse as licitações fossem os amigos da “rainha” e o suprassumo seria se quem os construísse fosse o braço imobiliário da RBS. Não seria um mimo?

*Em tempo: recentemente o Grupo RBS apresentou um programa sobre os imóveis desocupados do estado. Hummm... tem gato na tuba!

Um comentário:

Anônimo disse...

A Zero Hora estampou, em capa, senão me engano desta segunda-feira, matéria sobre a privatização dos presídios.
Quanta coincidência, hein?

Outra coisa, como terminou o regime especial para quem tem diploma, ou seja, o bandido e a bandida irão para cela comum, já antecipam padrão 5 estrelas pra camarilha do PSDB, PP, PTB, se, um dia, existir justiça para quem comete crime de colarinho branco!